quinta-feira, 28 de junho de 2012

Pronomes


Plano de aula - Pronomes

Público alvo: 7ª série

Objetivo

1) Estudar a classificação dos pronomes.
2) Analisar, sob o ponto de vista da definição de pronome, a música Dona de Sá e Guarabira.  Pronome é a palavra variável em gênero, número e pessoa que substitui ou acompanha o substantivo, relacionando-o a uma das pessoas do discurso. Há seis espécies de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, relativos, indefinidos e interrogativos.
3) Redigir um texto onde  serão observados: coerência, coesão, concordância nominal, concordância, pontuação, etc.

Estratégias

Distribuir a letra da música citada acima para todos os alunos, que poderão estar divididos em grupos de seis. Dar uma breve explicação sobre a definição de pronome, para verificar o conhecimento dos alunos. A explicação detalhada deve ser feita após o exercício, de acordo com o grau de dificuldade. Fazer a audição da música.

Dona
Composição: Sá & Guarabyra
Dona desses traiçoeiros
Sonhos sempre verdadeiros
Oh! Dona desses animais
Dona dos seus ideais

Pelas ruas onde andas
Onde mandas todos nós
Somos sempre mensageiros
Esperando tua voz

Teus desejos, uma ordem
Nada é nunca, nunca é não
Porque tens essa certeza
Dentro do teu coração

Tan, tan, tan, batem na porta
Não precisa ver quem é
Pra sentir a impaciência
Do teu pulso de mulher

Um olhar me atira à cama
Um beijo me faz amar
Não levanto, não me escondo
Porque sei que és minha
Dona!!!

Dona desses traiçoeiros
Sonhos sempre verdadeiros
Oh! Dona desses animais
Dona dos seus ideais

Não há pedra em teu caminho
Não há ondas no teu mar
Não há vento ou tempestade
Que te impeçam de voar

Entre a cobra e o passarinho
Entre a pomba e o gavião
Ou teu ódio ou teu carinho
Nos carregam pela mão

É a moça da Cantiga
A mulher da Criação
Umas vezes nossa amiga
Outras nossa perdição

O poder que nos levanta
A força, que nos faz cair
Qual de nós ainda não sabe
Que isso tudo te faz
Dona! Dona!
Dona! Dona! Dona!

Atividades
Após a audição da música, propor aos alunos que identifiquem todos os pronomes encontrados na letra. Para isto distribuir um questionário aos grupos que ficarão responsáveis  por identificar cada tipo de pronome. Em outra oportunidade, com esta mesma música, pedir que cada aluno faça uma análise da letra da música  onde é possível observar o desempenho individual, de redação, obviamente levando-se em conta as regras gramaticais da norma padrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário