sexta-feira, 22 de junho de 2012

Texto e imagem




A relação entre texto e imagem  na mídia  impressa é muito importante uma vez que uma complementa a outra, mas a imagem chama bastante  atenção, no primeiro momento, até porque ela tende a se destacar pelas cores, tamanho e formato de letras, enfim, encantar o leitor pelo visual. Algumas imagens, porém dependem das informações textuais para serem entendidas
Acredito que as escolas ainda deixam muito a desejar quanto à utilização de mídias impressas , pois para isto necessitaria de projetos , e de envolvimento entre direção e professores e para que isto ocorra efetivamente e fundamental que professores façam cursos de mídias , ou seja se aperfeiçoem, tecnologicamente falando, porque se não for assim o ensino/aprendizagem ficará “ atrofiado”.  Ana Heloisa Molina, em seu artigo “Ensino de História e imagem: possibilidades de pesquisa”25, ao abordar a questão da leitura de fontes visuais na sala de aula, afirma que os professores, apesar de reconhecerem as potencialidades das imagens como ferramenta pedagógica, utilizam estas como forma de transmitir e não mediar o conhecimento, ou seja, ao invés de trabalhar didaticamente a imagem, simplesmente a apresentam como objeto “pronto” ou como algo ilustrativo, na tentativa de motivar os alunos em um momento de aprendizagem, captar a atenção ou estabelecer conexões com os temas apresentados. Sabemos que não é por aí, mas muitos educadores ainda preferem o mais fácil, o tradicional, pois muitos resistem às novas tecnologias temem o novo, mas a realidade está aí e os próprios alunos já cobram mudanças e cedo ou tarde todos vão se render  aos avanços tecnológicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário